Também conhecida por Mama Tubular, a Mama Tuberosa é uma deformidade rara, presente em mulheres jovens, podendo acometer uma ou ambas as mamas.
Surge um tecido fibroso em forma de anel na base da mama, localizado abaixo da aréola, que não permite o correto desenvolvimento mamário durante a puberdade.
Este anel fibroso impede o crescimento horizontal e vertical da mama, fazendo com que ocorra apenas o crescimento mamário em direção da aréola.
Com isso a mama tende a mostrar um formato tubular, com o sulco mamário posicionado mais alto que o normal e a aréola aumentada, lembrando, para muitos autores, o focinho do Snoopy.
A cirurgia de correção da mama tuberosa tem como objetivo reduzir o diâmetro da aréola, baixar o sulco mamário para sua posição correta, desfazer o anel fibroso e reorganizar o tecido mamário no intuito de obter um formato "normal" das mamas.
Usualmente a cicatriz cirúrgica localiza-se ao redor da aréola.
Freqüentemente são utilizados implantes mamários com o objetivo de adicionar volume e facilitar a simetrização entre as mamas.
O tempo de recuperação e os cuidados pós-operatórios são basicamente os mesmos da cirurgia de aumento das mamas (mamoplastia de aumento).
Sua consulta é fundamental para completo esclarecimento, inclusive complicações inerentes a qualquer procedimento médico.