O aspecto do abdômen alterado por distensões causadas pela obesidade ou pela gravidez pode ser corrigido pela Abdominoplastia, também conhecida como Dermolipectomia Abdominal. Essa cirurgia de Abdominoplastia serve para corrigir a flacidez abdominal que não pode ser melhorada apenas com dietas e exercícios.
Isso quer dizer que a Abdominoplastia não é uma cirurgia de emagrecimento. A cirurgia de Abdominoplastia reduz a aparência protuberante do abdômen, retirando dele o excedente de pele e gordura, além de modelar os músculos abdominais e recuperar a forma da cintura, através da correção da diástase dos músculos retos.
O primeiro passo da Abdominoplastia é remover o excesso de pele e gordura na parte inferior do abdômen. É bem possível que uma Lipoaspiração seja realizada simultaneamente, para retirar a gordura das partes lateral e superior do abdômen, caso haja indicação.
Posteriormente, os músculos abdominais são reforçados através de sutura em sua linha média, deixando o abdômen mais firme e corrigindo assim a diástase abdominal. Por fim, o umbigo é reposicionado e restaurado para melhorar o seu aspecto.
A cicatriz final da Abdominoplastia fica em um local que seja escondido pelas roupas íntimas. No planejamento cirúrgico, que é feito individualmente com cada paciente, será discutida a melhor forma de deixar a cicatriz discreta de acordo com as características corporais de cada paciente. O tamanho da cicatriz da Abdominoplastia não é uma decisão do médico, ela é proporcional ao excesso de pele que precisa ser retirado.
A Abdominoplastia pode melhorar significativamente a aparência e, consequentemente, a autoconfiança. Os pacientes sentem-se renovados com um abdômen mais firme e plano, e também mais confortáveis em sua vida social e física. No entanto, a manutenção dos resultados exige cuidados, como uma dieta saudável e prática regular de atividade física.
As intercorrências são situações que surgem no período pós-operatório e não interferem no resultado. São exemplos: equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou necessitar drenagem cirúrgica, eliminação de pontos internos (por volta de 3 semanas), deiscência de pontos (abertura do corte), seroma (coleção de líquidos que se formam pelo grande descolamento tecidual), alterações passageiras (melhoram após vários meses) ou definitivas da sensibilidade da pele etc.
A cirurgia de Abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral ou peridural com sedação, com alta no dia seguinte. A recuperação da Abdominoplastia depende da extensão da cirurgia e de quais procedimentos foram associados. O retorno ao trabalho costuma ocorrer em 2 semanas, mas você poderá realizar atividades leves após 3-4 dias. É recomendado o uso de malha de compressão e a drenagem linfática pós-operatória para ajudar a modelar o seu corpo e a reduzir a retenção de líquidos após a Abdominoplastia.
O resultado da Abdominoplastia pode ser de longo prazo, mas as alterações de peso ou gravidez futura podem alterar a sua aparência.