A Mamoplastia redutora é a redução do tamanho das mamas através da remoção de tecido adiposo e glandular. Em geral é uma cirurgia procurada não só por questões estéticas, mas por saúde, uma vez que as pessoas que apresentam hipertrofia mamária (seios maiores do que o normal) sofrem constantes problemas de coluna.
Através da Mamoplastia redutora é possível reduzir o volume mamário, posicionar corretamente a aréola, retirar o excesso de pele e dar projeção à mama. A cirurgia da Mamoplastia redutora é realizada em ambiente hospitalar, dura em média duas horas e é realizada sob anestesia geral ou peridural com sedação.
A recuperação da Mamoplastia redutora depende da extensão da cirurgia e de quais procedimentos foram associados. O retorno ao trabalho após a Mamoplastia redutora costuma ocorrer em 2 semanas, mas você poderá realizar atividades leves após 5 dias. É recomendado o uso de malha de compressão e a drenagem linfática pós-operatória para ajudar a reduzir a retenção de líquidos. A sua aparência irá melhorar gradualmente ao longo das semanas seguintes após a realização da Mamoplastia redutora.