Mini-Abdominoplastia

A obesidade, a gestação e o envelhecimento natural provocam alterações na região abdominal como o acúmulo de tecido adiposo, flacidez da pele e frouxidão muscular. Isso leva a um abaulamento abdominal e à perda do contorno da cintura que não melhoram, mesmo com exercícios físicos e dieta.


A Mini-abdominoplastia é indicada para esses casos, resultando num abdome com aspecto melhor e não deixando cicatriz no umbigo, apenas uma cicatriz na parte baixa do abdome. A Lipoaspiração pode ser associada à Mini-abdominoplastia quando existe um excesso de gordura na região lateral e central do abdômen.


A indicação da Mini-abdominoplastia são os casos em que não há um excedente grande de pele a ser retirado, mas que os resultados de uma lipoaspiração seriam insatisfatórios, pois a flacidez não seria corrigida. Está indicada nas pacientes que têm umbigo alto e que não possuem excesso de pele na parte acima do umbigo. A Mini-abdominoplastia possui como grande vantagem a ausência de cicatriz no umbigo, deixando-o com seu aspecto natural. Durante a Mini-abdominoplastia também é possível corrigir a diástase dos músculos reto-abdominais.


Então, na Miniabdominoplastia, retira-se somente uma pequena faixa de pele na região inferior do abdômen, produzindo uma cicatriz menor do que a da Abdominoplastia e o reposicionamento do umbigo sem nenhuma cicatriz.

As intercorrências são situações que surgem no período pós-operatório e não interferem no resultado. São exemplos: equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou necessitar drenagem cirúrgica, eliminação de pontos internos (por volta de 3 semanas), deiscência de pontos (abertura do corte), seroma (coleção de líquidos que se formam pelo grande descolamento tecidual), alterações passageiras (melhoram após vários meses) ou definitivas da sensibilidade da pele etc.


A cirurgia de Mini-abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral ou peridural com sedação, com alta no dia seguinte. A recuperação da Mini-abdominoplastia depende da extensão da cirurgia e de quais procedimentos foram associados. O retorno ao trabalho costuma ocorrer em 2 semanas, mas você poderá realizar atividades leves após 3-4 dias. É recomendado o uso de malha de compressão e a drenagem linfática pós-operatória para ajudar a modelar o seu corpo e a reduzir a retenção de líquidos.
O resultado da Mini-abdominoplastia pode ser de longo prazo, mas as alterações de peso ou gravidez futura podem alterar a sua aparência.