Cirurgia Íntima

A Cirurgia Íntima feminina é o procedimento cirúrgico indicado para corrigir alterações da estética vaginal. As alterações anatômicas podem provocar constrangimentos e afetar psicologicamente a paciente, diminuindo sua autoestima. Mas não é somente por estética que as mulheres buscam essa cirurgia. Muitas pacientes apresentam dor durante a relação sexual e desconforto quando usam roupas apertadas ou biquínis ou durante a prática de exercícios físicos. As queixas mais comuns são referentes ao tamanho dos pequenos ou grandes lábios vaginais, escurecimento da mucosa e monte pubiano muito volumoso.
A cirurgia pode ser feita em ambiente hospitalar ou ambulatorial sob anestesia local. O procedimento a ser realizado depende do tipo de alteração que deve ser corrigida.
A Ninfoplastia ou Labioplastia retira o excesso de pele dos pequenos lábios vaginais. O excesso de volume do monte pubiano é corrigido com Lipoaspiração. A atrofia dos grande lábios é tratada com lipoenxertia (enxerto de gordura). A recuperação é rápida. O retorno ao trabalho costuma ocorrer já no dia seguinte à cirurgia. É importante evitar atividades físicas intensas por cerca de 2-3 semanas e relações sexuais por um mês.
A sensibilidade e o prazer sexual não sofrem alterações.