Papada: Veja os mitos e verdades na prevenção e redução do problema

A papada pode surgir por diferentes motivos e não apenas pelo excesso de peso, como a maioria das pessoas imaginam. Outras causas muito comuns são o excesso de pele e a flacidez muscular na região. Há ainda quem apresente a papada por possuir mais de um desses fatores ou todos eles.

Para quem possui esse problema, é importante entender que o método de tratamento depende da causa e do grau de intensidade, por isso uma avaliação profissional é sempre indicada. Nos casos de papada causada pelo leve excesso de pele e gordura, tratamentos estéticos, como os aparelhos de radiofrequência, podem ajudar a minimizar o problema, embora o efeito seja pequeno.

Em outros casos, onde o grau de papada é médio ou grande e há outras causas para o problema, especialmente quando há a flacidez muscular, a melhor solução é a cirurgia plástica.

A cirurgia plástica para esses casos é a chamada cervicoplastia, que visa remover o excesso de pele, gordura ou flacidez do pescoço, rejuvenescendo a aparência da área. Quando bem executada, a cervicoplastia é eficiente na remoção da papada, independente do seu grau de intensidade, oferecendo resultados satisfatórios.

É possível evitar o aparecimento da papada?

No caso de quem ainda não possui papada, mas quer evitar, duas dicas muito importantes são: a primeira é evitar flutuações de peso, como engordar ou emagrecer demais, pois elas favorecem a flacidez e excesso de pele no corpo como um todo, inclusive no queixo. A segunda é evitar exposição solar, já que ela está relacionamento com o aumento do envelhecimento da pele, o que acelera o desenvolvimento da papada.

Vale ressaltar também, que essas dicas populares que prometem prevenir a papada, como mascar chiclete ou usar travesseiro alto são mitos e não funcionam na prática. Portanto, de nada adianta segui-las, se não for tomado cuidado com as alterações no peso e o uso frequente de protetor solar.


Fonte: Minha Vida