Plástica: reparando a autoestima

"A plástica pode atuar como importante fator de qualidade de vida nos casos em que a procura pela cirurgia decorre de um problema estético real. Em tais circunstâncias, de fato há uma substancial melhora da autoestima do indivíduo. No entanto, há que se fazer uma ressalva para os casos em que há projeção por parte do paciente, que credita a uma parte de seu corpo sua insatisfação ou má adequação social", diz o médico do Einstein.

Por exemplo: se uma criança corrige um problema de orelha de abano que a incomodava, principalmente, por conta dos comentários dos amiguinhos, a mudança aumentará sua autoestima. Mas, se uma pessoa muito magra busca o cirurgião para fazer uma lipoaspiração porque se sente gorda, a plástica não vai resolver a insatisfação.

Muitas vezes, a linha que distingue um problema real de outro imaginário é tênue e cabe a cada pessoa, junto com seu médico, avaliar o quanto a atrapalha, em sua vida diária, um problema que, aos olhos dos outros, pode parecer pequeno.

Há casos em que a questão estética é concreta como, por exemplo, uma queimadura, e há outros em que é subjetiva, como o tamanho das mamas para as mulheres que querem ficar seios menores ou colocar próteses de silicone - mas o sofrimento é real nas duas situações.

"No Brasil, um país tropical em que o corpo é desnudado mais do que no hemisfério norte, a cobrança estética é maior", aponta o dr.Eduardo Cukierman, cirurgião-plástico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Fonte: Hosp. Albert einstein