A formação de cicatriz, resultado natural de ferimentos na pele causados por acidentes, doenças ou cirurgias, pode ser tratada com uma variedade de procedimentos.

 Z-plasty, enxerto de pele, cirurgia autóloga, resurfacing a laser e dermabrasão são algumas das soluções mais comuns para essa melhora.


Duração:

A cirurgia para reparação de cicatriz tem duração de 1 a 3 horas, dependendo do tamanho de cada cicatriz.


Efeitos Colaterais:

Algum desconforto, inchaço, equimose e vermelhidão (pode diferir nas áreas de tratamento).


Recuperação:

Suturas são normalmente removidas em alguns dias após a cirurgia e embora a cicatriz não possa ser totalmente removida, há uma grande melhora. Para ajudar a maximizar essa recuperação e cicatrização, é importante seguir as instruções do médico. Retorno ao trabalho: em 1 semana. Retorno a atividades físicas: em até 2 semanas.


Riscos:

Rara possibilidade de infecção, sangramento e pouca melhora na cicatrização.


Resultados:

Os resultados finais não são vistos antes de pelo menos 1 ano



.

Técnica Utilizada

Seu médico determinará qual é a melhor técnica a ser utilizada no seu caso, o que será baseado nos fatores como severidade da sua cicatriz e as características da sua pele. Todas as cicatrizes são permanentes, contudo, muitos métodos são bem-sucedidos no clareamento, redução ou melhora de sua aparência. O tecido da cicatriz é cortado e coberto com um enxerto de pele autóloga. Seu médico pode lhe falar sobre outros tratamentos usados para plásticas de cicatriz.


Internação:

Sem internação


Anestesia:

Utiliza-se para a correção de cicatrizes a anestesia local


Fonte:cirurgiaplastica.com.br