O Pilates e o emagrecimento



Como este tipo de exercício físico ajuda a emagrecer e conquistar maior qualidade de vida.
 
Quando se trata do Pilates, uma modalidade muito utilizada para quem quer obter uma postura melhor, muitas pessoas olham com desconfiança quando escutam que ele ajuda seus praticantes também a emagrecer. Na verdade, estes são apenas dois dos muitos benefícios desta técnica, que ajuda a melhorar a respiração, a dormir melhor e a prevenir doenças.
 
Apesar do que se pode pensar, o Pilates é extremamente eficaz no emagrecimento. Segundo a fisioterapeuta Carla Tissiane Silva, atuante em São José dos Pinhais/PR, essas dúvidas vêm do pensamento de que os exercícios que emagrecem são apenas aqueles de alta intensidade, o que leva essas pessoas a pensarem que a aula de Pilates consome poucas calorias. "O Pilates é um exercício anaeróbico, que utiliza uma energia que independe do uso de oxigênio, assim como a musculação. Assim, ele promove uma total mudança no condicionamento físico, na consciência corporal, e até mesmo no estilo de vida do praticante, se tornando um ótimo aliado na busca pela perda de peso", conta Carla.
 
De acordo com a profissional, que possui formação em RPG e no método Pilates, e, atualmente, está se especializando em Osteopatia e é mestranda em Atividade Física e Saúde, o Pilates contribui para o emagrecimento de três maneiras principais. Primeiramente, aumentando a massa muscular, controlando a ansiedade traduzida muitas vezes em compulsão alimentar e, por fim, acelerando seu metabolismo, que pode aumentar a capacidade do corpo de gastar calorias. "Por ser um exercício que trabalha corpo e mente de maneira unificada, o Pilates ajuda a controlar a ansiedade, a grande inimiga de quem quer emagrecer", afirma.
 
Ela finaliza, dizendo que uma única aula de Pilates de nível avançado pode queimar 500 calorias, ajudando a substituir a gordura por massa corporal magra, modelando o corpo e corrigindo a postura. "O Pilates agrega tudo que tem de melhor no quesito saúde, abordando características personalizadas para o indivíduo além dos exercícios tradicionais, e é isso que faz essa modalidade excelente para todas as faixas etárias", conclui a profissional.
Fonte:segs