Cirurgia plástica no verão: pode sim



Há quem diga que, optar por uma cirurgia plástica no verão, é muito mais doloroso e de difícil recuperação. Mas, para muitas pessoas, esta época acaba sendo a única escolha, e período livre, durante as férias, para realizar a cirurgia plástica tão desejada.

O médico, cirurgião plástico do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Dr. Lincoln Graça Neto , orienta que o clima mais quente, pode incomodar um pouco no pós-operatório, e merece ainda mais atenção em relação aos cuidados, porém não é motivo para impedir a realização da cirurgia. “O paciente pode fazer o procedimento quando quiser, desde que possa ter o tempo necessário para se restabelecer, respeitando o repouso e tomando os cuidados pós-operatórios devidos, para uma boa recuperação”, explica o médico.

Segundo o especialista nos últimos meses do ano, a procura por cirurgias de prótese de mama e de lipoaspiração, são as mais procuradas. O tempo de repouso depende de qual cirurgia o paciente foi submetido. Em cirurgias de pequeno porte, como a de prótese mamária, a recuperação é rápida. “Pacientes que optam por realizar a cirurgia até o final de novembro, por exemplo,já estarão prontas para verão”, destaca o médico.

Cuidados pós-operatórios
O pós-operatório de qualquer cirurgia virá acompanhado de edema (inchaço) e eventualmente equimoses (manchas roxas). Após a cirurgia, é recomendado realizar sessões de drenagem linfática, que ajudam a pele a retornar ao seu estado normal.

A proteção com a exposição solar, é muito importante. “A luz solar pode determinar cicatrizes mais escurecidas e em áreas operadas pode haver pigmentação e manchas definitivas”, explica Dr. Lincoln. Por isso, segundo o especialista, a recomendação é evitar a exposição das cicatrizes ao sol por quatro meses e de áreas operadas por três meses.

Alguns pacientes, devem ainda, fazer o uso de malhas elásticas compressoras, que

aceleram a reabsorção do inchaço, auxiliam na cicatrização dos tecidos e evitam o aparecimento de irregularidades e depressões na área tratada.   O tempo de utilização pode variar conforme a cirurgia e conforme cada caso. “ Já a drenagem linfática é utilizada para o paciente desinchar mais rapidamente, e é necessária principalmente nos casos de lipoaspiração”, diz o médico.

O paciente também deve ter cuidado com a alimentação. “Nos primeiros dias a alimentação deve ser mais leve, com pouca gordura, e deve-se evitar doces e refrigerantes”, orienta o médico. O consumo de água também é importante no pós-operatório. “O paciente deve ingerir grande quantidade de líquidos e às vezes isotônicos”, explica Dr. Lincoln. Bebidas gasosas podem causar distensão gástrica e aumentar o desconforto.

O médico também recomenda que antes de realizar o procedimento cirúrgico o paciente observe se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, informe-se onde será realizada a cirurgia e se o local preenche todos os requisitos necessários para um bom procedimento. Deve também fazer duas ou três avaliações médicas antes de optar por um cirurgião.
Fonte: www.paranashop.com.br