Cirurgia plástica: conheça os procedimentos para o rosto mais procurados no país

Stock Photos, Divulgação  / 

Face

- Rejuvenescimento da fronte (Lifting Frontal)

Corrige estéticamente fronte caída, pálpebras superiores e excesso de pele na testa. Foi desenvolvida para ajudar a melhorar as linhas horizontais e marcas que podem deixar pessoa com aparência de brava, cansada, ou triste. O rejuvenescimento da fronte é normalmente realizado em pacientes entre 40 e 60 anos, ajudando a minimizar os visíveis sinais da idade.
Duração: De 1 a 3 horas
Efeitos colaterais: Dormência temporária, desconforto, coceira e inchaço. Pode ocorrer perda de cabelo ao longo da cicatriz. Em raras circunstâncias, os nervos que controlam os movimentos da sobrancelha podem ser afetados resultando numa perda de habilidade para levantar as sobrancelhas ou franzir a testa. Neste caso, uma segunda cirurgia é indicada para corrigir o problema.
Recuperação: Retorno ao trabalho: de 7 a 10 dias (em caso de cirurgia usando vídeo-endocópio). Atividades físicas: após 30 dias. Exposição ao sol após 2 meses. Uso de filtro solar após 30 dias com FPS 60.
Riscos: Possibilidade rara de infecção e sangramento. Rejuvenescimento clássico: perda de sensação ao longo da linha da incisão. Se complicações ocorrerem durante o rejuvenescimento endoscópico: o cirurgião mudará para o rejuvenescimento clássico, o que vai resultar em uma cicatriz e um período de recuperação maior (menos de 1% de todos os procedimentos endoscópicos).
Resultados: Longa duração, rejuvenescendo a aparência. 
Tecnologia utilizada: Usando o rejuvenescimento clássico, no convencional método "aberto", o cirurgião fará uma incisão contínua, começando ao nível das orelhas e subindo para a linha do cabelo. A incisão normalmente é feita bem atrás da linha do cabelo de forma que a cicatriz não fique visível.
No rejuvenescimento endoscópico, ao invés de fazer uma longa incisão, o cirurgião fará de três a cinco incisões curtas no couro cabeludo, onde o endoscópio (aparelho de câmera parecido com um lápis), será inserido em uma das incisões. O cirurgião então usará outro instrumento inserido em uma outra incisão, onde a pele da testa é levantada e os músculos e tecidos subjacentes serão removidos ou alterados para produzirem uma aparência mais suave.
Internação: Com internação
Anestesia: Local, com sedação ou geral. 

- Rejuvenescimento facial (Ritidectomia)

Melhora a pele flácida da face, mandíbula e pescoço, remove excesso de gordura, reposiciona o tecido que recobre a musculatura da face, remodelando a pele. A maioria dos pacientes que procuram rejuvenescimento facial são homens e mulheres com mais de 40 anos, que desejam rejuvenescer seus rostos.
Duração: Várias horas
Efeitos Colaterais: Equimose (marca de sangue debaixo da pele) temporária, inchaço, dormência e sensibilidade da pele aumentada. Sensação áspera e pele seca. Homens terão de barbear-se permanentemente atrás das orelhas, devido ao reposicionamento da área onde cresce a barba.
Recuperação: Retorno ao trabalho: de 10 a 14 dias. Evitar atividades físicas mais fortes: 2 semanas ou mais. Equimose: 2 a 3 semanas. Pacientes que fazem o rejuvenescimento facial devem evitar álcool, sauna e banhos muito quentes por vários meses. Também devem evitar se expor ao sol por vários meses.
Riscos: Infecção, sangramento, má-cicatrização, cicatriz hipertrófica e queloidiana, assimetria ou mudança da linha capilar, dano aos nervos faciais (normalmente temporário, mas em alguns casos pode ser permanente). 
Tecnologia utilizada: O local da incisão e a sequência dos procedimentos dependerão da estrutura facial do paciente e técnica do cirurgião. Normalmente, as incisões começam acima da linha capilar e têmporas, se estendendo naturalmente em uma linha de transição entre a face e a orelha, e continua por trás do lóbulo da orelha até a parte de baixo do couro cabeludo. O cirurgião separa a pele da gordura e músculos abaixo, cortando e aspirando a gordura ao redor do pescoço para melhorar o contorno. O cirurgião reposiciona os músculos e membranas, puxando a pele de volta. Então ele remove o excesso.
Internação: Normalmente sem internação. Se for utilizada anestesia geral, alguns pacientes precisam ser internados por um curto período.
Anestesia: Local, com sedação ou geral.

- Aumento labial

A Bioplastia Labial melhora o preenchimento estético dos lábios, através das três técnicas: injeção, enxerto de gordura e retalhos locais. Esse procedimento às vezes é feito em conjunto com outros implantes faciais, Botox, peeling ou resurfacing a laser. A bioplastia labial também pode reduzir as finas linhas e rugas ao redor da boca.
Duração: De 15 minutos a 2 horas. A maioria dos procedimentos é feita em 1 hora ou menos.
Efeitos Colaterais: Na Bioplastia Labial as reações alérgicas podem variar de vermelhidão prolongada, inchaço, coceira ou endurecimento no local da injeção.
Recuperação: Retorno às atividades normais: normalmente em um dia. Se usada a técnica de enxerto, de 1 a 2 semanas.
Riscos: Possíveis complicações incluem sangramento, lábios superior e inferior desiguais, mudança de local do implante ou extrusão pela pele. A técnica do enxerto também pode deixar os lábios um pouco duros de 2 a 3 meses.
Resultados: Dependendo do material utilizado, pode durar de semanas e meses à permanente. Restylane pode durar de 9 a 12 semanas, enquanto alguns preenchedores injetáveis podem durar até 6 anos.
Técnica utilizada: O colágeno e a transferência da gordura do próprio paciente são normalmente utilizadas com injetáveis modernos, como Restylane. Entre a variedade de técnicas utilizadas para o aumento de lábios há o rejuvenescimento labial, um procedimento não-invasivo que enrijece o colágeno natural e o tecido elástico abaixo dos lábios; e o procedimento invasivo, aumento labial V-Y, que requer grandes incisões na parte interna dos lábios. Embora os lábios permaneçam inchados de 3 a 9 meses após a cirurgia, esse procedimento é considerado o mais durável.
Internação: Sem Internação
Anestesia: A Bioplastia Labial é geralmente realizada com anestesia local com sedação ou anestesia tópica.

- Remoção de sinais da pele (pintas e manchas)

A remoção de sinais da pele oferece uma solução para indivíduos que querem remover lesões cutâneas indesejadas de seu corpo. Esse procedimento pode ser realizado utilizando vários métodos, um sinal pode ser raspado, removido cirurgicamente, ou atenuado com tratamento a laser.
Duração: De 15 minutos a 1 hora
Efeitos Colaterais: Irritação da pele, cicatrização em diferentes níveis.
Recuperação: Sem repouso
Riscos: Possibilidade de infecção, reação alérgica a anestesia.
Resultados: Permanente
Técnica utilizada: O método de remoção é determinado pelo cirurgião e depende da condição da lesão da pele. A raspagem é tipicamente utilizada para tratar verrugas planas. Depois de a pele ser anestesia com uma anestesia local, a lesão acima da superfície da pele é removida com um bisturi. Se houver suspeita de melanoma, uma biopsia é necessária. 

Através desse método, um médico remove a lesão em sua totalidade e a ferida é suturada. Como o laser cola os vasos sanguíneos e evapora os tecidos que remove, a necessidade de corte e sutura é eliminada com o tratamento a laser. (Pelos mais grossos que às vezes crescem na verruga só podem ser removidos permanentemente com a exérese de toda a verruga)
Internação: Sem internação
Anestesia: A remoção de sinais é realizada sob anestesia local.

- Cirurgia das pálpebras (Blefaroplastia)

A Blefaroplastia corrige pálpebras com excesso de pele, inchadas ou caídas, bem como bolsas acima e abaixo dos olhos. A condição é causada quando gorduras forçam sua saída através das camadas dos músculos.
Duração: De 1h a 2h
Efeitos colaterais: A Blefaroplastia pode causar cansaço temporário das pálpebras, inchaço, machucado, queimação e coceira. Lacrimejamento excessivo e sensibilidade à luz nas primeiras semanas.
Recuperação: As pálpebras podem dar sensação de pesadas e feridas quando o efeito da anestesia passar, contudo, qualquer desconforto pode ser controlado através de medicação via oral. Leitura: 2 ou 3 dias. Retorno ao trabalho: 7 a 10 dias. Lentes de contato: 2 semanas ou mais. Atividades físicas e álcool: aproximadamente três semanas. Inchaço e sensibilidade nas pálpebras: várias semanas. 
Riscos: Hematoma, sangramento, inchaço (edema), infecção, leve assimetria na cicatrização, dificuldade em fechar os olhos completamente (raramente permanente) e caimento das pálpebras inferiores.
Resultado: Muitos anos. Às vezes permanente.
Técnica utilizada: Remoção de excesso de pele das pálpebras e retirada de bolsas gordurosas quando necessário. Ela pode ser realizada através da conjuntiva para retirada de bolsas, ficando a cicatriz internamente.
Internação: Com internação
Anestesia: A Blefaroplastia é realizada sob anestesia local com sedação e em alguns casos sob anestesia geral.

- Plástica de Nariz (Rinoplastia)

A Plástica de Nariz remodela o nariz reduzindo ou aumentando o tamanho, removendo saliências, estreitando as narinas, mudando o ângulo entre o nariz e o lábio superior, ou mudando o formato da ponta ou dorso. A Rinoplastia pode ajudar a aliviar problemas respiratórios (neste caso - Rinosseptoplastia - é coberto pelo plano se saúde)
Duração: De 1 a 2 horas, ou mais
Efeitos Colaterais: Inchaço, dormência, equimose ao redor dos olhos, nariz e dores de cabeça temporários, junto com sangramento e rigidez. Algumas rinoplastias requerem o uso de uma tala sobre o nariz.
Recuperação: Fumantes são aconselhados a não fumar até que o nariz esteja completamente cicatrizado. Um inchaço menor deve continuar por meses. Os pacientes devem evitar esticar-se, dobrar, levantar, e usar óculos de sol logo após a cirurgia. Retorno ao trabalho: 1 a 2 semanas. Atividades mais árduas: 2 a 3 semanas, com exposição limitada ao sol.
Riscos: Pequenos rompimentos dos vasos sanguíneos podem aparecer como pequenos pontos vermelhos na superfície de pele; normalmente menor, mas pode ser permanente.
Resultado: Permanente, mas pode demorar um ano para o resultado final aparecer. Um segundo procedimento corretivo é raramente necessário.
Técnica Utilizada: A pele do nariz é separada da sua estrutura do osso e cartilagem, a qual o cirurgião esculpe na forma desejada. A natureza da escultura depende da necessidade e da técnica que seu cirurgião utilizará. A pele, então, é recolocada sobre a nova estrutura. A maioria dos cirurgiões coloca os pontos dentro do nariz.
Internação: Geralmente não é necessária internação para realização da Rinoplastia.
Anestesia: A Rinoplastia é realizada sob anestesia local com sedação e em alguns casos sob anestesia geral. 
                              Fonte: Cirurgia Plástica