Cirurgia estética para ter um rosto mais jovem e sem rugas

O lifting facial é uma cirurgia estética para diminuir as rugas da face e pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspeto mais jovem e bonito.

Esta cirurgia de rejuvenescimento, também conhecida por ritidoplastia, é mais comum em mulheres a partir dos 45 anos e, normalmente é realiza por um cirurgião plástico numa clínica, usando anestesia geral e, sendo necessário internamento por cerca de 3 dias.

Para se obter melhores resultados, pode-se fazer outras cirurgias blefaroplastia, para corrigir as pálpebras e rinoplastia, para posicionar o nariz.
Quando é indicado o lifting facial

O lifting facial pode ser realizado quando se tem:

    Rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
    Pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;
    Rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída.

Estas alterações no rosto são mais frequentes a partir dos 45 anos devido ao envelhecimento, sendo este procedimento mais comum a partir dessa idade.

Benefícios do lifting de rosto

O lifting facial é uma cirurgia plástica estética que torna o rosto mais jovem, com pele mais esticada e bonita, provocando bem-estar e aumentando a autoestima.
Antes e depois da cirurgia ao rostoAntes e depois da cirurgia ao rosto

Preço da cirurgia

A ritidoplastia para melhorar o aspeto do rosto custa cerca de 10 mil reais, porém varia com a clinica onde é realizada.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia é realizada no bloco operatório pelo cirurgião, sendo necessário tomar anestesia geral ou sedação, tomando remédios para dormir profundamente e diminuir a sensação de dor. Durante a cirurgia é necessário:

    Prender o cabelo em várias mechas pequenas para evitar contaminar a pele e facilitar a realização da cicatriz;
    Fazer pequenas picadas no rosto para aplicar anestesia geral;
    Fazer cortes no rosto para costurar os músculos da face e cortar a pele em excesso;
    Fazer a cicatriz em torno das orelhas e cabelo.

Normalmente, a cirurgia demora cerca de 4 horas e é muito delicada, sendo necessário ficar internada no hospital ou clinica por cerca de 3 dias.

Além disso, o envelhecimento facial é mais comum em fumantes, indivíduos que têm exposição solar excessiva e quando se faz bronzeamento artificial frequente.

Como se preparar para a cirurgia

Antes de realizar o lifting facial é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde, realizado exame de sangue e eletrocardiograma. O médico questiona sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação.

Além disso, geralmente, o médico recomenda evitar:

    Remédios como AAS, Melhoral, Doril, Coristina ou Superist;
    Cigarro pelo menos 1 mês antes da cirurgia;
    Cremes faciais nos 2 dias antes da cirurgia.

Também é fundamental fazer jejum de pelo menos 8 a 10 horas antes da cirurgia, de acordo com a indicação do médico.

Como é a recuperação do lifting de rosto

A recuperação da cirurgia ao rosto é lenta e causa algum desconforto durante a primeira semana. Durante o pós-operatório da cirurgia é necessário:

    Tomar remédios para controlar a dor, como Dipirona de 8 em 8 horas, sendo mais intensa nos 2 primeiros dias;
    Dormir de barriga para cima, apoiando a cabeça com 2 travesseiros na região das costas, deixando a cabeceira da cama bem elevada por cerca de 1 semana, para evitar o inchaço;
    Manter a cabeça e pescoço enfaixada, permanecendo durante pelo menos 7 dias e não tirar nem para dormir ou tomar banho nos primeiros 3;
    Realizar drenagem linfática depois de 3 dias da cirurgia, em dias alternados, cerca de 10 sessões;
    Evitar usar cosméticos na primeira semana depois da cirurgia;
    Evitar mexer nas cicatrizes para não causar complicações.

Em alguns casos, o médico recomenda aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço durante cerca de 2 minutos na primeira semana.

Além disso, no caso de ter pontos visíveis na face estes são retirados cerca de 15 dias depois da cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou exposição solar nos primeiros 30 dias.
Principais complicações da cirurgia estética de rosto

O lifting facial normalmente provoca manchas roxas na pele, inchaço e pequenos hematomas, que vão desaparecendo durante as primeiras 3 semanas depois da cirurgia.

No entanto, podem surgir outras complicações, como:

    Cicatriz torta, grossa, larga ou escura;
    Abertura da cicatriz;
    Endurecimento abaixo da pele;
    Sensibilidade diminuída da pele;
    Paralisação da face;
    Assimetrias na face;
    Infecção.

Nestes casos, pode ser necessário fazer retoques na pele para melhorar o resultado da cirurgia. Conheça detalhes sobre os riscos das cirurgias plásticas.

A cirurgia deixa cicatriz?

A cirurgia facial deixa sempre cicatrizes, porém variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas.

A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, demorando cerca de 1 ano.
Os resultados da cirurgia são para toda a vida?

Os resultados da cirurgia só são visíveis cerca de 1 mês após a cirurgia, porém, na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida e, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos.

Alguns fatores que podem afetar os resultados são o envelhecimento, a variação de peso ou exposições prolongadas ao sol.




Fonte: Tua Saúde