Lipoaspiração: como saber quando há indicação para o procedimento?

A lipoaspiração é uma cirurgia estética que está recomendada nos casos em que não se consegue, através de uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, eliminar gordura localizada em locais como quadril, coxas, bumbum, pescoço ou barriga.

Porém, a lipoaspiração não é só utilizada para melhorar a forma e a silhueta do corpo, podendo fazer parte do tratamento de alguns problemas de saúde como linfoedema, ginecomastia, lipodistrofia ou lipedema, por exemplo.

Qual o tipo de lipoaspiração mais indicado para você?

O tipo de lipoaspiração mais indicado varia de acordo com o local a tratar e quantidade de gordura a remover, no entanto, os tipos mais utilizados incluem:

Lipoaspiração tumescente: está indicada para retirar até 2 litros de gordura e, por isso, é muito usada em regiões mais pequenas como braços, coxas, flancos ou papada.

Lipoaspiração com ultrassom: nesta técnica primeiro é utilizado um aparelho de ultrassom para derreter a gordura, tornando-a mais fácil de remover, sendo indicada para casos em que é necessário retirar mais gordura como na parte superior da barriga, laterais ou costas.

Lipoaspiração a laser: é um nova técnica que é feita aplicando-se um laser por baixo da pele para derreter a gordura e aspirar ao mesmo tempo. Esta técnica deve ser avaliada em cada caso.

Assim, o tipo de cirurgia deve ser sempre discutido com o cirurgião plástico de forma a adaptar da melhor forma às necessidades, produzindo melhores efeitos.

Normalmente, todos os tipos de lipoaspiração são feitos com anestesia geral e, por isso, pode ser preciso ficar uma noite internado. Porém, em alguns casos de lipoaspiração tumescente pode ser utilizada anestesia local.


Fonte: Tua saúde