Entenda um pouco sobre a Abdominoplastia

A flacidez no abdome é um problema que muitas mulheres acabam tendo depois que emagrecem ou após o período de gestação, esse excesso de pele na barriga não resolve com regimes ou exercícios na academia. Uma das intervenções cirúrgicas que corrige a flacidez do abdome é a dermolipectomia abdominal mais conhecida como abdominoplastia.

Este procedimento corrige o excesso de pele localizados na região abdominal, retira as estrias abaixo no umbigo além de aproximar os músculos abdominais que estão afastados, resultando em uma cintura modelada e delicada.

Em alguns casos quando além de excesso de pele há gordura localizada, como nos flancos ( ``pneuzinhos``) e culote, o cirurgião pode associar a outro procedimento, a lipoaspiração ou lipoescultura. Durante a consulta você e seu médico decidirão qual a melhor intervenção para o seu caso.

A abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar com equipamentos de suporte, recursos para pronto atendimento, laboratórios e unidade de terapia intensiva.

Todas estas recomendações serão explicadas na consulta, além de serem entregues a você por escrito.

Tipo de anestesias

A anestesia pode ser feita sob anestesia local (associada à sedação), bloqueio peridural ou geral, ficando a critério da equipe anestésica. É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia.

Tempo de duração

Em média 3 horas, variando com a técnica utilizada.

Período de internação

Normalmente 1 dia, numa evolução normal.

Evolução pós-operatória

A cirurgia normalmente não é dolorosa, tendo apenas nos primeiros dias um leve desconforto. As atividades diárias podem aos poucos ser retomadas, mas é aconselhado evitar levantar os braços acima da linha do ombro no primeiro mês, carregar peso e evitar esticar muito o abdômen. Isso deve ser feito pouco a pouco. No primeiro mês após a abdominoplastia será necessário a utilização de malha cirúrgica, assim como agendar as sessões de drenagens linfáticas de acordo com a recomendação médica. O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre quando poderá voltar ao trabalho após a sua abdominoplastia e que tipos de exercícios são ou não adequados a fazer.

Cicatriz

A cicatriz resultante de uma dermolipectomia localiza-se horizontalmente, logo acima da implantação dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, na dependência do volume do abdome a ser corrigido. A cicatriz é planejada para ficar oculta sob os trajes de banho (biquíni). Esta vai melhorando com o passar do tempo, mudando sua tonalidade de cor até ficar bem clara.

Complicações


Felizmente são raras. E como em todas as cirurgias podem ocorrer infecção, necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa deiscência de pontos - abertura dos pontos realizados, trombose venosa e alterações na cicatrização, como quelóides.

Recomendações pré-operatórias

  - Comunicar até dois dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, como gripe, indisposição, febre, etc;
  -  Evitar todos e quaisquer medicamentos para emagrecer, homeopáticos, antiinflamatórios e AAS, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos).
  - Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia;
  - Tomar banho usando sabonete anti-séptico (como protex, soapex, Lifebuoy...) 48hs antes da cirurgia;
  - Obedecer ao horário indicado de jejum de pelo menos 8 horas (não tomar nem água);


Recomendações pós-operatórias

  • - Evitar esforço físico extenuante por 30 dias;
  • - Levantarem-se tantas vezes quantas lhe foi recomendado, por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanecer sentada, bem como evitar ao máximo subir ou descer escadas longas;
  • - Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (os primeiros dois dias);
  • - Andar em ligeira flexão de tronco (corpo curvado), durante um período de 15 dias;
  • - Obedecer rigorosamente à prescrição médica;
  • - Voltar ao consultório para a troca de curativos, nos dias e horário marcados;
  • - Alimentação normal (salvo em casos especiais que receberão orientação específica);
  • - Aguarde para fazer ou continuar sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação dessa conduta, por conta própria, pode desencadear resultados indesejáveis e prejudiciais;
  • - Consultar este informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas; Restando algum questionamento, contatar o cirurgião;
  • - O bom resultado final também depende de você;