Quando é indicada a cirurgia plástica após bariátrica

Após uma grande perda de peso, como a que acontece pela cirurgia bariátrica, pode surgir um excesso de pele em alguns locais do corpo, como abdômen, braços, pernas, seios e nádegas, que pode deixar o corpo com uma aparência flácida e com a silhueta pouco definida.

Nestes casos, está indicada a cirurgia reparadora, ou dermolipectomia, que pode, até, ser feita de forma gratuita por serviços de cirurgia plástica do SUS e também tem a cobertura de planos de saúde. No entanto, para isso, a cirurgia deve corrigir problemas que o excesso de pele pode causar, como dermatite nas dobras, desequilíbrio e dificuldade na movimentação, não sendo somente feita com o intuito de melhorar a aparência estética.

Já nos casos em que a pessoa apenas quer melhorar a estética do corpo, este tipo de cirurgia pode ser feito em clínicas particulares.
Antes e depois da abdominoplastia reparadoraAntes e depois da abdominoplastia reparadora

Quando se pode fazer a cirurgia ?

A cirurgia reparadora costuma ser feita em casos de rápido emagrecimento, como após a bariátrica. Nestes casos, a pele, que foi esticada pelo excesso de gordura e não contrai totalmente, o que causa complicações, não só estéticas, mas que interferem na capacidade de movimentação da pessoa e que acumula suor e sujeiras, provocando assaduras e infecções por fungos.

Além disso, para poder fazer esta cirurgia, também é importante cumprir os seguintes requisitos:

- Estar com o peso estabilizado, sem estar mais em processo de emagrecimento, pois a flacidez pode reaparecer;
- Não apresentar tendência para voltar a engordar, pois a pele pode ser esticada novamente e haver mais flacidez e estrias;
- Ter empenho e desejo em manter uma vida saudável, com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada.

Para fazer a cirurgia de forma gratuita ou com a cobertura pelo plano de saúde, o cirurgião plástico deverá fazer um relatório que demonstre a necessidade da pessoa, e também pode ser necessário passar pela avaliação de um médico perito para confirmação.

Qual o tipo de plástica mais indicado?

A dermolipectomia é a cirurgia para retirada do excesso de pele, e existem diversos tipos, de acordo com o local a ser operado, sendo indicada pelo cirurgião plástico de acordo com o grau de flacidez e a necessidade de cada pessoa. Os principais tipos, que podem ser feitos isoladamente ou combinados são:

1. Abdominoplastia

Também conhecida como dermolipectomia abdominal, esta cirurgia retira o excesso de pele formado no abdômen após o emagrecimento, que fica bastante flácida e causa a chamada barriga de avental.

A abdominoplastia é feita puxando-se a pele e removendo a parte em excesso, e pode ser feita em conjunto com a lipoaspiração ou com a junção dos músculos abdominais, para reduzir o volume da barriga e afinar a cintura, dando um aspecto mais magro e jovem. Entenda como é feito o passo-a-passo da abdominoplastia.

2. Mamoplastia


Com a mamoplastia, o cirurgião plástico reposiciona as mamas, retirando o excesso de pele e deixando-as com aspecto mais firmes. Esta cirurgia também é conhecida como mastopexia, e pode ser feita isoladamente, ou com a colocação de próteses de silicone, o que pode aumentar os seios, para mulheres que desejarem.

3. Cirurgia de contorno corporal

Também conhecida como body lifting, esta cirurgia corrige a flacidez de diversos locais do corpo de uma só vez, como tronco, abdome e pernas, dando uma aparência mais tonificada e delineada ao corpo.

Este procedimento cirúrgico também pode ser feito em conjunto com a lipoaspiração, que ajuda a remover o excesso de gordura localizada, afinar a cintura e causar um aspecto anda melhor.
Quando é indicada a cirurgia plástica após bariátrica

4. Lifting dos braços ou das coxas

Este tipo de cirurgia também é chamado de dermolipectomia dos braços ou coxas, pois remove o excesso de pele que prejudica a estética e que dificulta a movimentação e atrapalha atividades profissionais e do dia-a-dia.

Nestes casos, a pele é esticada e reposicionada, para remodelar a região desejada. Entenda como é feita a cirurgia e como é a recuperação do lifting da coxa.

5. Lifting facial

Este procedimento remove o excesso de flacidez e gordura que caem sobre os olhos, bochechas e pescoço, ajudando a suavizar as rugas e rejuvenescer o rosto.

O lifting facial é muito importante para melhorar a auto-estima e bem-estar da pessoa que passou por um emagrecimento muito intenso. Saiba mais sobre como é feito o lifting facial.

Como é a recuperação da cirurgia

A cirurgia reparadora tem a duração de cerca de 2 a 5 horas, com anestesia geral ou local, o que varia de acordo com o tipo de procedimento e se há outras técnicas associadas, como a lipoaspiração.

O tempo de internação é de cerca de 1 dia, com necessidade de repouso em casa por um período de 15 dias até 1 mês.

Durante o período de recuperação é recomendado utilizar medicamentos analgésicos para dor, prescritos pelo médico, evitar carregar peso e voltar às consultas de retorno agendadas pelo cirurgião para reavaliação, geralmente após 7 a 10 dias. Confira que outros cuidados deve ter após este tipo de cirurgia.


Fonte: Tua Saúde