7 motivos para fazer uma Rinoplastia

O desejo de melhorar a cada dia e aumentar a qualidade de vida justificam o crescimento da busca pela rinoplastia. Essa busca mostra a preocupação das pessoas em sentirem-se bem. Afinal de contas, a autoestima é requisito fundamental para uma vida mais feliz. Mas afinal, o que faz com que pessoas de diferentes crenças e estilos de vidas busquem a mesma cirurgia? Veja os principais motivos agora:

1) Autoestima

Um dos fatores mais determinantes na procura pela rinoplastia é a autoestima. Muitas pessoas não estão satisfeitas com a aparência visual e buscam o aperfeiçoamento.

2) Correção estética

Ocorre quando a pessoa até gosta do formato do nariz, mas ele não possui simetria estética. Nesse caso, a simetria facial e a função nasal podem ser afetadas, sendo um problema de cunho estético e funcional. Resultado de trauma ou desenvolvimento, neste caso, no início da adolescência – está sempre associado ao desvio do septo nasal. Nesse caso a rinoplastia é realizada com o objetivo de corrigir a falta de simetria. 

3) Sinusite

Trata-se de um desvio de septo ou outra condição passível de intervenção cirúrgica. Nesse caso a rinoplastia é realizada com o objetivo de melhorar a respiração e a qualidade de vida do paciente.

4) Acidentes

Mais comum do que se imagina, acidentes são um dos principais responsáveis pela procura da Rinoplastia!

Geralmente episódios de narizes quebrados ocorrem durante a prática de esportes, acidentes ou quedas.

Nesses casos a recomendação é consultar um cirurgião plástico após a lesão. Essa visita é fundamental para determinar se houve fraturas e saber se existe um prazo para corrigi-la.

5) Problemas funcionais de respiração

Você sabia que o problema do ronco talvez pode ser resolvido com uma Rinoplastia? Pessoas que roncam ou têm dificuldades na respiração às vezes têm um desvio de septo ou outra alteração nasal. Nesses casos, para corrigir este problema e melhorar aspectos funcionais a rinoplastia pode ser indicada.

6) Mudança

Outro fator que contribui para a busca pela rinoplastia é o desejo de mudar e se parecer com celebridades famosas e artistas. Nesses casos há sempre a conhecida frase “quero ter o nariz igual ao da...” ou então “quero que fique parecido com o de tal pessoa” e assim por diante. Porém, é importante lembrar que não é possível alterar a estrutura do nariz a ponto de deixá-lo parecido com o de outra pessoa. É possível melhorar e aprimorá-lo de acordo com o corpo e contorno facial do próprio paciente. É importante salientar ainda que, na rinoplastia o principal objetivo é o contorno facial harmônico e natural.
 
7) Idade avançada

Partes do corpo como olhos, queixo e nariz podem sofrer com a ação do tempo. Conhecida como a “maldosa” lei da gravidade, o tecido do nariz é puxado para baixo, fazendo com que a ponta fique mais baixa e arredondada.

Em todos os casos, vale ressaltar que a decisão deve ser tomada mediante busca de um cirurgião plenamente capacitado para a realização da rinoplastia. Para isso, é importante buscar informações sobre o médico e se possível verificar fotos das cirurgias já realizadas, fazer contato com os pacientes, entre outras medidas. Verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é um detalhe muito importante, pois isso não somente transmite profissionalismo, mas principalmente o respeito pela profissão e pela missão de mudar a vida das pessoas.


Fonte: edu.cirurgiaestetica.com.br