Mamoplastia redutora: A solução para os seios volumosos

A mamoplastia redutora, também conhecida como redução de mama, é o procedimento que retira o excesso de tecido mamário, a fim de deixar as mamas mais proporcionais com o corpo da mulher. A tendência atual é tentar utilizar, na medida do possível, técnicas cirúrgicas que utilizem incisões reduzidas, numa tentativa de proporcionar a obtenção de mamas com uma forma agradável e com cicatrizes menores.

Com o excesso de mamas, muitas mulheres sofrem com dores nas costas, devido ao peso dos seios. Há também aquelas que têm desvio na coluna, problemas respiratórios e de circulação. Além de problemas físicos, muitas mulheres têm o emocional abalado, pois se sentem envergonhadas pelo volume de seus seios, em alguns casos, elas se escondem em roupas mais largas. Ao longo do tempo tem sido possível constatar, que a mamoplastia contribui para um aumento da autoestima da mulher. Contudo, para que os resultados sejam satisfatórios é necessário que a paciente seja uma pessoa emocionalmente madura e com expetativas realistas.

Os resultados são imediatamente visíveis, ainda que, em algumas situações, pode ser necessário realizar mais de um procedimento cirúrgico. Respeitar as recomendações do pós-operatório, como a troca periódica de curativos, o uso de sutiã especial e a atenção às restrições de movimento dos braços, é fundamental para a boa recuperação.