Saiba o que se perguntar antes de realizar uma cirurgia plástica


Você já cogitou a possibilidade de realizar uma cirurgia plástica? Saiba que o procedimento, mesmo que minimamente invasivo, requer meses de preparação, a começar pelas perguntas que você mesmo deve fazer em frente ao espelho antes do procedimento. Em grande parte dos procedimentos plásticos, hábitos como: tabagismo, alimentação incorreta e falta da prática de exercícios físicos devem ser alterados com antecedência. “Determinados alimentos, medicamentos e hábitos diários do paciente devem ser evitados, já que podem acarretar complicações durante ou após a operação”, explica Tiago André Ribeiro, médico cirurgião plástico.

Os primeiros questionamentos que devem ser feitos pelo próprio paciente são os hábitos alimentares, qualidade da saúde mental e física, prática de exercícios físicos com regularidade, além do tabagismo, que deve ser evitado. “A expectativa quanto aos resultados do paciente também devem ser realistas, para isso ele deve ser consciente de que seguir todas as orientações pré operatórias contribuem com o sucesso da cirurgia”, expõe.

Após os questionamentos a si mesmo, o paciente deve tirar todas as dúvidas com o profissional que realizará a cirurgia e estar ciente das necessidades pós operatórias, que contribuem com um bom resultado em longo prazo. “Ter a certeza que cumprirá os requisitos pré e pós operatórios, além de certificar-se sobre a formação do cirurgião e do estabelecimento que será realizado o procedimento garantem o resultado satisfatório”, finaliza.

Confira doze perguntas para se fazer antes de um procedimento, listadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Sbcp):

1 – Minha saúde mental e física está boa, estou comendo bem e não estou fumando?

2 – Estou preparado para tomar atitudes e mudar meu estilo de vida, como parar de fumar, para realizar a cirurgia plástica?

3 – Será que minhas expectativas acerca do resultado são realistas?

4 – A motivação para realizar o procedimento parte de mim ou parte das opiniões dos outros?

5 – Já dediquei tempo suficiente para me informar do procedimento e checar a certificação e qualificação de possíveis cirurgiões plásticos?

6 – Eu informei ao cirurgião plástico minha condição clínica, alergias a medicamentos e tratamentos que fiz ou estou fazendo?

7 – O cirurgião plástico está ciente dos medicamentos, vitaminas, suplementos naturais que uso? Ele sabe do meu consumo de álcool ou drogas?

8 – Estou comprometido o suficiente para fazer a minha parte e ajudar a garantir a segurança e o sucesso do procedimento?

9 – Estou bem informado dos efeitos pós-operatórios e do período de recuperação?

10 – Tenho uma pessoa que pode me auxiliar nas 24 horas imediatas após a cirurgia plástica?

11 – Todas as minhas dúvidas foram bem respondidas pelo cirurgião plástico?

12 – Já li, entendi e assinei o termo de consentimento informado para a minha cirurgia plástica?


Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica