Os cuidados após a cirurgia de implante de silicone

Os cuidados após a cirurgia de implante de silicone são: 


- A paciente deve dormir de barriga para cima, nunca de bruços ou de lado, utilizando um ou dois travesseiros para elevar o tórax discretamente. Só será permitido dormir de lado e de bruços após seis semanas e três meses, respectivamente.


- Ao tomar banho, remova cuidadosamente os curativos que estão em torno da cicatriz. Não retire o esparadrapo poroso colocadas sobre a cicatriz. Lave a região da incisão delicadamente com água e sabonete líquido neutro, seque-a e coloque uma gaze seca entre as incisões e o sutiã antes de recolocá-lo.


- Após duas semanas da cirurgia, o uso do sutiã é liberado para uso apenas durante o dia. Esse cuidado deve permanecer por mais duas semanas. "A compressão pode favorecer a cicatrização dos tecidos, minimizar a ocorrência de complicações e resultar numa cicatriz menos perceptível no futuro", explica Erick Oliveira.


- Não eleve os braços acima do nível dos ombros por duas semanas. Isso pode romper os pontos da cirurgia, deslocar a prótese e prejudicar o resultado final do implante. 


- O retorno ao trabalho e viagens são permitidos após aproximadamente seis dias. - Evite dirigir ou manter relações sexuais por pelo menos duas semanas. 

- Em geral, deve ser evitado ao máximo o uso dos braços e ombros durante os dois primeiros meses, o que ajuda a impedir alterações no posicionamento dos implantes.  

Inchaço e dor 

A dor após o implante de silicone é esperada, principalmente se a colocação do silicone for submuscular. A intensidade da dor vai depender da recuperação de cada pessoa. Para amenizá-la, seu médico irá receitar medicamentos específicos para essa finalidade. O inchaço, que acontece em função da manipulação cirúrgica, está sempre presente e costuma melhorar um mês após a cirurgia.


Exercícios físicos 

Os exercícios físicos estão liberados após duas semanas, desde que não exijam movimentos bruscos dos braços e tórax. A bicicleta ergométrica pode ser utilizada duas semanas após a cirurgia, contanto que o tórax e os braços fiquem relativamente imóveis. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa - como natação, levantamento de peso, corrida, tênis, e outros esportes com bola - são permitidos após dois meses. 

"É indicado o uso um sutiã tipo "top esportivo" sempre durante a realização de atividades esportivas que causam deslocamento significativo das mamas", explica o cirurgião Erick Oliveira. "Essa atitude positiva pode ajudar a aumentar a longevidade do resultado em relação à posição dos implantes".




Fonte: Minha vida