Dicas para pele ressecada

Problemas com a pele é algo muito comum. Para quem não sabe a nossa pele é um órgão. Talvez um dos mais importantes e um dos mais agredidos diariamente. Este órgão cobre o nosso corpo e nos protege do ambiente externo. Ele regula nossa temperatura e exerce outras funções fundamentais. Devido à tamanha exposição, a pele necessita, e muito, de cuidado.


Tanto a oleosidade quanto a secura são pontos preocupantes. É preciso verificar o que vem causando tal disfunção, de forma a conseguir melhores resultados. Na grande maioria das vezes, no entanto, as características da pele são genéticas, sendo que alterações de humor e de temperatura são também fatores que influem bastante.

O problema da pele ressecada fica ainda mais intenso no inverno. Para pessoas que sofrem deste mal a hidratação constante é fundamental. Atualmente existe no mercado uma série de produtos à venda que auxiliam para um bom tratamento. É preciso dar uma olhada nas opções e testar algumas delas, de forma a encontrar a que melhor se adapta a cada caso.

Ter uma pele bonita e saudável não é algo difícil. Com os itens disponíveis no mercado e através de algumas simples medidas é possível conseguir bons resultados. Basta começar.

Dicas para quem tem pele ressecada

Indivíduos com a pele ressecada sofrem tanto quanto os que possuem a pele oleosa. O rosto fica com uma aparência áspera e a textura fica estranha. Parece que o local está quebradiço, além do que provoca muita coceira.

Para dar fim a estes problemas é necessário ter disciplina. Todo o corpo necessita de muito carinho e atenção, com a pele não é diferente. Evitar produtos à base de álcool e ácidos, por exemplo, é uma boa medida. A hidratação deve ser uma constante na vida destas pessoas, assim como os cuidados durante o banho. A maquiagem é outro tópico que merece atenção, tanto no combate ao ressecamento como no combate à oleosidade.


Evite certos produtos

Quem possui a pele seca não tem a devida barreira de proteção. Com isto a pessoa fica muito mais vulnerável ao aparecimento de infecções e de alergias. Por mais estranha que uma pele oleosa seja, esta possui proteção contra agentes externos.

Para que o ressecamento não seja ainda mais intenso é necessário evitar o uso de certos produtos. Itens que contenham álcool na fórmula, por exemplo, precisam ser cortados, já que esta substância é detergente e estimula o problema.

Produtos muito ácidos devem também ser evitados. É aconselhável dar preferência aos itens que possuem ph neutro. Os de ph alcalino também precisam ser cortados, pois promovem a remoção do chamado manto lipídico, uma barreira que ajuda a proteger a nossa pele.

Para que não restem dúvidas é altamente indicado conversar com um profissional. Esta pessoa está apta a esclarecer os seus dilemas e a encontrar uma solução para o problema. Não hesite em procurar por ajuda, o ressecamento da pele é algo que pode ser facilmente resolvido.


Mantenha a pele hidratada

A hidratação é uma coisa fundamental para pessoas com a pele seca. Na hora do combate vale apostar em loções e em cremes que possuem ureia como base. No entanto, é preciso ter cuidado. Peles muito machucadas ou com fissuras não podem interagir com ureia.

Muitas clínicas dermatológicas oferecem diversas alternativas de tratamento. As injeções de ácido hialurônico, por exemplo, promovem uma profunda hidratação e auxiliam na melhora da aparência da pele.

Máscaras caseiras são outras opções. Muitas são as receitas que vemos por aí, sendo que cada uma delas possui uma finalidade. Dê uma pesquisada e descubra qual mais se adequa ao seu caso. Estas máscaras costumam ser bem fáceis de fazer e tendem a resultar em um aspecto positivo.


Tenha cuidado durante o banho

Esta notícia pode não ser muito boa para pessoas que adoram um banho longo e quentinho: a água quente retira a oleosidade natural da pele e precisa ser evitada. Portanto, diga adeus a esta prática caso esteja combatendo o ressecamento.

Além disto, é necessário ter cuidado na hora de lavar a face. Buchas e esfoliantes não devem ser usados, pois além de machucar podem acabar irritando a pele. Sabonetes à base de glicerina são os mais indicados, já que são oleosos.

Outro cuidado durante o banho é a aplicação de produtos à base de vitamina E. Passar a toalha sobre o corpo somente se for devagarzinho. Dê preferência aos tecidos mais fofos, como os feitos de algodão. Também vale à pena apostar em muito creme hidratante, de forma a manter a pele limpa e protegida por mais tempo.

 

Tenha cuidado com a maquiagem

Apesar de a maquiagem ajudar a proteger a pele em certas ocasiões, ela deve ser devidamente retirada após o uso, de forma a evitar problemas. Quando não retirada acaba favorecendo a formação de acnes e de cravos, por exemplo. Além disto, é preciso um preparo antes da utilização dos produtos, para que não ocorra ressecamento.


Especialistas indicam o uso de um hidratante especial antes da maquiagem. Este produto ajuda a hidratar e a tratar a pele, já que possui ativos na composição. Para quem tem pele seca é bom apostar em maquiagem líquida, pois os pós promovem um maior ressecamento. O demaquilante em creme é bastante indicado nesta situação.


A pele ressecada pode levar a uma série de problemas, portanto, é preciso ter atenção. A região fica mais vulnerável a infecções e a alergias, assim como fica mais quebradiça e inflamada. Mantenha a pele sempre hidratada e siga estas dicas para evitar o ressecamento. Conforme mencionamos mais acima, conversar com um profissional também pode ser bem interessante.


Ter uma pele linda e saudável não é difícil, basta tentar. Use e abuse de cremes e de hidratantes e beba sempre muita água. Os cuidados com o banho e com a maquiagem valem tanto para quem tem pele oleosa quanto para quem tem pele seca. Aposte nestas dicas e confira o resultado. Chega de pele seca e quebradiça. Cuide do corpo e da mente e tenha uma aparência mais saudável.



 Fonte: Saudemedicina