Entenda sobre a realização de dois procedimentos em uma mesma cirurgia

O Brasil lidera o ranking mundial de cirurgias plásticas por habitante. O avanço das técnicas vem tornando os procedimentos mais rápidos e seguros e os pós-operatórios menos dolorosos. Isso contribui para que a realização de duas cirurgias ao mesmo seja uma opção cada vez mais frequente, principalmente entre as mulheres.


“Ao contrário do que parece, muitas cirurgias estéticas podem, sim, ser associadas sem comprometer a saúde, como forma de otimizar o tempo do paciente e garantir sua satisfação. Quem passa por essa experiência, tem apenas um pós-operatório, recebe anestesia uma única vez e se recupera de duas técnicas em um único período”, comenta  o cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, Alderson Luiz Pacheco


O médico afirma que as cirurgias conjuntas costumam ser mais requisitadas pelas mulheres. Prótese mamária ou mamoplastia acompanhadas de lipoescultura, abdominoplastia com lipoescultura e aumento das nádegas, e mamoplastia somada à abdominoplastia são os procedimentos mais requisitados.


Contudo, o especialista ressalta que as cirurgias combinadas exigem alguns cuidados especiais, como não atingir mais de 40% do corpo e passar de seis horas de duração. “Esses limites são estabelecidos porque, caso ultrapassados, aumentam as chances de complicações no pós-operatório”, explica o cirurgião.
Cirurgias no corpo e no rosto


Quando os procedimentos combinamrosto e corpo, as recomendações são ainda mais rígidas, pois o paciente precisará de ajuda em praticamente todas as atividades do dia. “Por exemplo: uma pessoa que faz mamoplastia e uma cirurgia nas pálpebras deve deixar compressas geladas na região dos olhos, - mas, ao mesmo tempo, ela não pode fazer muitos movimentos com o braço. Nesse caso, ela precisará impreterivelmente de ajuda”, explica o especialista.


O corpo perde grande quantidade de sangue nas cirurgias casadas, fazendo com que o processo de cicatrização seja mais lento. Por isso, é importante que o cirurgião avalie todos os prós e contras e converse esclareça todas as dúvidas do paciente para que a melhor decisão seja tomada.



Fonte: Delasig