Médico indica idade ideal para cirurgias plásticas


Apesar de não ter um estudo concreto ou uma pesquisa que demonstre o aumento do número de cirurgias plásticas entre as adolescentes e jovens, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) confirma que cada vez mais cedo os jovens procuram o consultório médico.

De acordo com a SBCP. As cirurgias mais procuradas a partir dos 16 anos são implante de silicone, lipoescultura e correção de nariz para as adolescentes. Entre os homens, a correção de orelha e diminuição da glândula mamária.


No caso das mulheres, o cirurgião César Benavides explica que a idade para a cirurgia, além da orientação do CRM, varia de dois a três anos após a primeira menstruação. É nessa época que os hormônios começam a se estabilizar e as glândulas mamárias atingem o tamanho máximo.


Independentemente do tipo de cirurgia, Benavides alerta que, antes do procedimento, as pacientes devem ser orientadas sobre os riscos que pessoas de qualquer idade estão sujeitas ao fazer uma operação.


A psicóloga Roseli Aguilera, 46 anos, explica que a facilidade de acesso a cirurgias, tanto de custo quanto de forma de pagamento, pode banalizar o processo de transformação do corpo, principalmente nas pessoas mais jovens. “A adolescência é um processo de luto do corpo infantil e aceitação da nova imagem de homem ou mulher.


A cirurgia de Aline Martins, 19 anos, foi planejada por toda a família. O procedimento foi feito no período de férias escolares. Durante os 30 dias em que ficou de repouso no período pós-operatório, a ajuda da família, e principalmente da mãe, foi fundamental para a recuperação de Aline. “Para tomar banho, comer, me vestir, dormir, pra tudo eu precisava da ajuda deles. Acho que só dá certo se a família apoiar de verdade, e se a gente souber as consequências e os cuidados depois da cirurgia. Tem que querer muito” finalizou.


Espera

A ideia de fazer cirurgia plástica rondou a empresária e esteticista Maria José da Silva, 38 anos, durante 3 anos. “Achei melhor fazer mais tarde, pela idade e também por ser depois das minhas duas gestações”. Os filhos têm hoje 20 e 18 anos e não havia mais motivo para adiar, então fez duas cirurgias: Implante de 300 ml de silicone nos seios e lipoescultura nas costas e barriga.



Maria José diz que a maturidade a ajudou na recuperação. “Quando a gente é mais velho tem mais consciência de que os cuidados com alimentação e atividade física são fundamentais pra manter o corpo depois da cirurgia”.



Há cerca de dois meses, Maria José voltou a se submeter a uma cirurgia, dessa vez, para diminuir o tamanho da auréola do seio. “Depois do silicone eu senti a necessidade de corrigir isso também. Meu médico fala que cirurgia plástica é um vício, mas eu acho que não corro esse risco, até porque ainda tenho medo, e acredito que a cirurgia é só em último caso” conclui.



Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica