Orelha de abano em crianças: como e quando tratar

A otoplastia, cirurgia de correção de orelha de abano, é a intervenção estética mais realizada em crianças. As orelhas proeminentes podem fazer com que o pequeno vire alvo de brincadeiras na escola, o que atrapalha muito o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança.

Segundo especialistas, entre três e quatro anos de idade, as cartilagens das orelhas já atingiram 90% do seu tamanho. Portanto, teoricamente, crianças desta faixa etária já podem se submeter ao procedimento cirúrgico, mas os médicos recomendam que se espere até os seis ou sete anos.

Quando corrigir a orelha de abano?

O cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, da Clínica Michelangelo de Curitiba, comenta que a vontade dos pais não é suficiente para a realização da cirurgia. A criança deve manifestar desconforto com a própria aparência e entender o processo pelo qual está passando. "Como em grande parte dos procedimentos estéticos, a vontade da realização da otoplastia deve partir do paciente. Por isso é importante esperar que a criança atinja os seis ou sete anos de idade, para que pelo menos entenda o que está acontecendo", afirma.

Outro motivo para aguardar o crescimento da criança é o pós-operatório. Durante uma semana após a cirurgia, o pequeno deve usar uma faixa de proteção em volta das orelhas, para mantê-las na posição correta e evitar o inchaço. Por isso, antes de fazer a otoplastia, os pais devem conversar com o filho e explicar como o processo se dará. "Nessa faixa etária, eles já são mais cooperativos na hora de trocar os curativos e tirar os pontos. E esse é outro fator que contribui para o sucesso da operação", afirma Pacheco.


Pré e pós-operatório


Antes da cirurgia é fundamental que o paciente passe por uma avaliação clínica para checar as condições de saúde. A otoplastia é comumente realizada em caráter ambulatorial e a alta é dada poucas horas depois. A cirurgia praticamente não deixa cicatrizes e não apresenta grandes riscos. Após o tempo de recuperação, o curativo é retirado e o problema estará resolvido sem deixar sinais visíveis, pois a sutura é feita na parte de trás das orelhas.

O médico finaliza com uma dica importante para os pais: o melhor período para fazer a otoplastia é nas férias escolares. Dessa forma, quando as aulas recomeçarem, as orelhas de abano terão desaparecido, os curativos retirados e os colegas da escola, interessados em contar as novidades das férias, não se lembrarão das antigas orelhas.


Fonte: http://www.bolsademulher.com