5 Razões para tomar mais água

Tomar água é uma das melhores atitudes que você pode ter para sua saúde. Além de ser a base da vida e fundamental para o funcionamento do corpo, esse líquido oferece diversos benefícios para quem se hidrata corretamente. O site da revista americana Shape listou seis razões que aumentarão seus motivos para manter um copo d’água sempre por perto!

1- Acelera o seu metabolismo:

Tomar cerca de meio litro de água por dia ajuda a acelerar o metabolismo de pessoas saudáveis em até 30%, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Se você está pretendendo perder peso, considere tomar mais água! Ah, e tem um pequeno truque: tome um ou dois copos antes da refeição. Irá o ajudará a comer menos.

2- Protege o coração:


Outro estudo que mostra a importância da água: quem bebe mais de cinco copos por dia tem 41% menos chances de sofre um ataque do coração do que quem bebe menos de dois copos. O resultado foi publicado em um estudo de seis anos da American Journal of Epidemiology. De quebra, quem fizer isso terá 45% menos chances de desenvolver um câncer de cólon, 50% menos de chances de ter um câncer de bexiga e, possivelmente, chances menores de câncer de mama.


3- Previne dores de cabeça:

Se você tem enxaquecas, tomar água é um bom método para diminuir ou prevenir estas dores. O periódico Neurology publicou um estudo que reuniu pessoas que sofrem de enxaqueca e as dividiu em dois grupos. O primeiro recebeu placebos para tratar a dor e o segundo foi instruído a tomar 1,5 litro de água a mais do que o que estavam acostumados a ingerir. O resultado? As pessoas do grupo que deveria beber água sentiram 21 horas de dores a menos.


4- Aumenta o poder do cérebro:

Quer aumentar em até 30% sua performance cognitiva? Então tome água! Entre oito e dez copos por dia ajudarão seu cérebro a receber todo o oxigênio que necessita para funcionar bem. Mas fique atento, pois o contrário também é verdadeiro: um corpo desidratado perde capacidade cerebral.


5- Mantém você alerta:

Sabia que a principal causa da fadiga durante o dia é a desidratação? Pois é! Se você luta contra o sono durante o período de trabalho, por exemplo, tomar água pode dar uma ajuda providencial – uma desidratação leve pode afetar a memória de curto-prazo e a capacidade de se concentrar na tela do computador ou na folha de papel.



Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica