Estrias: Como aparece e o que fazer para evitá-las?


As estrias são lesões lineares da pele, geralmente paralelas umas às outras, que se formam devido ao rompimento das fibras da camada intermediária da pele. Esta camada é formada por colágeno e elastina, os quais dão elasticidade e tonicidade à pele.

O rompimento das fibras ocorre em períodos de aumento brusco do volume do corpo ou de parte dele como durante a adolescência, a gestação e o ganho de peso corporal (sobrepeso ou obesidade).

As estrias podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais comuns nas mamas, quadris, coxas e nádegas e afetam homens, mulheres e até mesmo crianças.

Aquelas de surgimento mais recente são de cor avermelhada e as mais antigas são branco-acinzentadas.

Qual a causa das estrias?

Parece existir um fator genético, mas a maioria das estrias em mulheres aparece durante a gravidez. Alguns estudos indicam que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno e favorece o aparecimento de estrias. Outros fatores podem colaborar para o seu aparecimento, tais como: efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda-emagrece), crescimento rápido, tempestade hormonal, exercícios exagerados, uso excessivo de corticoides e ressecamento da pele.

Como solucionar as estrias?

As estrias são irreversíveis e, portanto, o melhor que se pode fazer é tentar preveni-las, principalmente quando há casos na família.

Para tentar evitar o aparecimento de estrias deve-se:

- Fazer uma hidratação intensa da pele.

- Beber muita água (cerca de 2 litros por dia).

- Evitar engordar rapidamente.

As várias técnicas de tratamentos médicos (raios laser, ácido retinoico, peeling, abrasão, lifting) visam melhorar o aspecto estético e estimular a formação de tecido colágeno nas lesões. (Deve-se lembrar que esses são procedimentos médicos e só devem ser realizados por um médico). O uso de vitaminas A, C e E também ajuda na formação do colágeno.



Fonte: abc.med