5 razões para uma rinoplastia


A rinoplastia, ou cirurgia plástica de nariz, é uma dos procedimentos mais requisitados entre homens e mulheres de todas as idades por diversos motivos, como sua versatilidade.

“Não existe apenas uma razão pela qual uma pessoa consulte um cirurgião plástico sobre rinoplastia. Os motivos são múltiplos e incluem aspectos estéticos e funcionais do nariz. Isso impulsionou a popularidade da rinoplastia, em conjunto com os avanços das técnicas e da tecnologia”, afirma o presidente da Academia Americana de Cirurgia Plástica Facial e Reconstrutiva (AAFPRS, em inglês), Dr. Stephen Park.
 

Se estiver quebrado, conserte!

Narizes quebrados são freqüentes e podem acontecer durante a prática de esportes, acidentes ou quedas, por exemplo. O Dr. Park explica que é importante consultar um cirurgião plástico depois de lesões graves no nariz para determinar se houve ou não fraturas e também que há uma janela de tempo em que a cirurgia plástica pode ser feita para corrigir fraturas nasais.

Problemas de respiração

O presidente da AAFPRS explica que pessoas que roncam ou tem problemas para respirar tem um desvio de septo ou outra deformidade nasal. De acordo com o cirurgião plástico, uma rinoplastia pode ser indicada para corrigir este problema e melhorar aspectos funcionais. Atualmente os cirurgiões plásticos podem tratar aspectos funcionais e estéticos no mesmo procedimento.

Sinusite

Este problema pode ser causado por um desvio de septo ou outra condição que exija uma intervenção cirúrgica. Nestes casos a cirurgia plástica pode ser necessária para melhorar a respiração e a qualidade de vida do paciente.

Autoestima melhor

Diversos estudos apontam que a cirurgia plástica de nariz pode melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. O Dr. Edwin Williams, presidente eleito da AAFPRS, explica que se o paciente for consciente do formato e tamanho de seu nariz, a rinoplastia pode ser um propulsor da sua autoestima. O cirurgião plástico ressalta que cirurgias plásticas não devem ser feitas para agradar outras pessoas.

Idade avançada

Além dos olhos e queixo, o nariz também pode sofrer com a ação do tempo. O Dr. Willams explica que a gravidade pode puxar o tecido do nariz para baixo e fazer com que a ponta fique para baixo e a deixe mais arredondada.




Cirurgia Plástica