Música pode ajudar recuperação da cirurgia

Uma grande revisão de estudos, publicada no Lancet, descobriu que pacientes cirúrgicos que escutam música – até mesmo enquanto estão sob anestesia geral – têm menos ansiedade e necessitam de menos medicação para dor durante a recuperação do que aqueles que não o fazem.

A análise inclui dados de 72 ensaios clínicos randomizados. Os estudos abrangeram diversos gêneros musicais, calendário e métodos de entrega (alto-falantes contra fones de ouvido) e procedimentos que vão desde a colonoscopia de rotina até uma cirurgia cardíaca aberta. Os pesquisadores registraram tempo de permanência no hospital, a dor medida usando escalas numéricas de rating e a ansiedade e a satisfação estimada por auto-relato.

Em comparação com os cuidados regulares, a música foi associada com uma redução de 20 por cento na dor pós-operatória, uma redução de 10 por cento em ansiedade e uma redução significativa da utilização de medicação para a dor. Ele aumentou a satisfação do paciente ligeiramente, mas não afetou o tempo de internação.

A dor foi reduzida mais quando a música foi tocada antes da operação, um pouco menos quando jogado durante o procedimento, e menos quando jogado depois, mas a diferença de tempo não foi clinicamente significativa.

“Se você gosta de música e achar que é calmante, pode ajudar muito”, disse o autor sênior, Catherine Meads, um leitor na avaliação de tecnologias em saúde na Universidade de Brunel, em Londres. “Pode ser que os hospitais gostaria de dizer aos pacientes que eles podem ouvir música antes da operação.”

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica