Mastopexia: cirurgia plástica corrige mamas caídas

A mastopexia está indicada para mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação.

Será realizada uma anestesia local com sedação, geral ou peridural.
A cirurgia pode ser realizada comimplante de silicone nos seios ou não, dependendo da quantidade de tecido mamário. "Existem casos em que a mama está com espaços vazios, que precisam ser preenchidos pelo silicone para que seja devolvida a firmeza e a sustentação", explica o cirurgião plástico Alexandre Kataoka, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. "Com a idade, o tecido mamário atrofia, ou seja, vai diminuindo, isso é o que causa este problema".
Nos casos em que não é necessário o uso de próteses de silicone, é feita a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário para dar um novo contorno à mama. Em alguns casos, o cirurgião também retira gorduras ou glândulas a fim de dar aos seios um bom formato.
As incisões geralmente são realizadas ao redor da região dos mamilos, podendo estender-se em uma linha vertical saindo da aréola em direção à base do seio ou ainda para um formato de T invertido, dependendo da quantidade de pele que será retirada.
A cirurgia dura, em média, de uma hora e meia à quatro horas.
A paciente pode deixar o hospital no mesmo dia ou ainda permanecer internada por 24 horas.

Exames necessários 

Além dos exames necessários antes de qualquer cirurgia (hemograma completo e avaliação da coagulação do sangue), é recomendado que seja feita a avaliação da mama através dos exames de ultrassom e mamografia. Esses exames são feitos com o objetivo de detectar possíveis lesões ou alterações nas mamas, como cistos ou nódulos. "Na maioria das vezes servem apenas como histórico, não sendo necessária a retirada dos cistos", explica a cirurgiã plástica Maria Carolina Coutinho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. "Essa conduta é importante para saber que aquele nódulo ou cisto não apareceu por conta da cirurgia (por uma cicatriz interna, por exemplo), o que pode dificultar detecção de tumores mamários futuros". 

Jejum

É necessário que a paciente esteja em jejum de oito horas para realizar a cirurgia. 

Fontes: Minha vida  |  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica