MAMOPLASTIA REDUTORA

Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois podem causar desconforto e dor.

A cirurgia de redução de mama é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

• Você estiver fisicamente saudável,
• Você tem expectativas realistas,
• Você não fuma,
• Você está incomodada com a sensação de que seus seios são muito grandes,
• Seus seios limitam sua atividade física,
• Você tem dor nas costas, pescoço e ombro causada pelo peso de seus seios,
• Você tem depressão nos ombros, no lugar das alças do sutiã, devido ao peso de seus seios,
• Você tem irritação da pele abaixo do sulco da mama,
• Seus seios são flácidos e pendentes,
• O mamilo está abaixo do sulco da mama quando seus seios não são sustentados,
• Você tem aréolas alargadas e pele flácida.

O sucesso e a segurança de seu procedimento de redução de mama dependem de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionada sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

ESTEJA PREPARADA PARA DISCUTIR:

• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado,
• As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos,
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas,
• Cirurgias prévias,
• Histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamografias ou biópsias anteriores.

VOCÊ DEVE SABER QUE:

• A cirurgia de redução de mama pode interferir com alguns procedimentos diagnósticos,

• Piercing na mama e no mamilo pode causar infecção,
• Sua capacidade de amamentar após a mamoplastia redutora pode ser prejudicada, sendo assim, converse com o seu médico se estiver planejando ter filhos,
• O procedimento de redução de mama pode ser realizado em qualquer idade, mas, apresenta melhor resultado quando os seios estão totalmente desenvolvidos,
• Mudanças nos seios, durante a gravidez, podem alterar os resultados da cirurgia, assim como oscilações significativas de peso.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de bons resultados serem esperados, não há qualquer garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento, sendo necessária uma nova cirurgia.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica