Brasil vira país da cirurgia plástica.



São Paulo – “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. A frase do poeta Vinícius de Moraes nunca fez tanto sentido como no Brasil de agora.

Com um total de 1,49 milhão de cirurgias plásticas com fins estéticos em 2013, o Brasil passou pela primeira vez os Estados Unidos como o país que mais realiza esse tipo de procedimento.

Isso significa que 12.9% de todas as cirurgias realizadas no mundo ocorrem no Brasil. Mais do que uma em cada 10.

Os dados são do mais recente levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que também aponta que mais de 23 milhões de intervenções (cirúrgicas e não cirúrgicas) foram realizadas no mundo durante o ano passado.

Embora o aumento de seios – cirurgia mais popular de todas - ainda represente grande parte da procura nas clínicas brasileiras, o país foge à regra global ao consolidar a lipoaspiração como preferência nacional (confira a tabela abaixo).
Sozinhos, Brasil e Estados Unidos realizaram o equivalente a quase um terço de todas as 11,5 milhões de cirurgias plásticas, deixando o México em uma distante terceira colocação, com pouco mais de 487 mil casos.

Para ultrapassar a tradição do Tio Sam no ramo, no entanto, os cirurgiões brasileiros realizaram mais procedimentos, uma vez que o número estimado de profissionais é menor.

Segundo a pesquisa, 15,2% dos médicos estão nos EUA, contra 13,6% no Brasil. Os dados abaixo são de 2013.