Para realizar uma cirurgia plástica é preciso estar saudável - física e mentalmente


Problemas psicológicos e o desleixo nos cuidados podem prejudicar o bom resultado do procedimento.
 
Cada vez mais cresce o número de cirurgias plásticas no Brasil, e muito disso se deve a maior segurança e as inúmeras opções de procedimentos que podem ser realizados para cada desejo do paciente, - mas nada disso dá certo se ele mesmo não se conscientizar de que, para que tenha o visual desejado, precisa se dedicar a isso.
 
O Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba, PR, lembra que para aumentar as chances de obter resultados satisfatórios e garantir a saúde do organismo é essencial ter alguns cuidados tanto antes e quanto depois de qualquer procedimento.
 
Além disso, o médico ressalta que a motivação para uma cirurgia plástica deve ser realista, e não estereotipada ou baseada em algum desejo “impossível”. “Mais que exames clínicos com bons indicadores, o paciente deve ter uma mente saudável. Dismorfismo corpóreo, percepção de uma anormalidade que outras pessoas não conseguem ver, depressão, problemas psicológicos e condições que tornem o procedimento cirúrgico e a anestesia arriscados são outros fatores que fazem com que o procedimento seja contra-indicado”, exalta.
 
Para evitar que haja esse tipo de desentendimento, o paciente deve conversar anteriormente com o médico e esclarecer todas as suas dúvidas – e o médico deve analisar se esse é um caso de cirurgia plástica. “É preciso que o paciente entenda os riscos e decida se vale a pena enfrentar o bisturi. A decisão deve ser tomada com cautela, jamais por impulso ou em um momento em que as emoções estão mais intensas. As mudanças no estilo de vida são essenciais e devem começar antes mesmo de marcar a data da cirurgia”, enfatiza Pacheco.
 
A boa alimentação, a prática diária de exercícios físicos e o abandono de vícios como tabaco e álcool são importantes para garantir uma melhor recuperação no período pós-operatório – e, consequentemente, um melhor resultado do procedimento. “Todas as orientações dadas pelo médico devem ser seguidas a risca. Os cuidados ajudam a evitar inflamações, inchaços e outras complicações, como o rompimento de pontos e problemas na cicatrização, por exemplo”, lembra o cirurgião.
 
Pacheco ressalta que o repouso é importante para a boa recuperação de qualquer procedimento, assim como é preciso manter uma rotina de alimentação leve, com pouca gordura, ingerindo bastante água e alimentos ricos em fibras e proteínas. “Mantenha sempre uma dieta equilibrada e, assim que puder, volte a fazer atividades físicas. Dependendo do procedimento feito, pode ser necessário o auxílio de tratamentos estéticos para um melhor resultado, como as drenagens linfáticas, por exemplo. Porém, o mais importante de tudo isso é saber que: sem uma saúde física e mental, não devem ser feitas cirurgias plásticas – afinal, uma pessoa que não está saudável não se mostrará disposta a cuidar de si mesma no pós operatório, e isso é indispensável”, conclui o médico.