Cirurgias plásticas sobem 20% no fim de ano



No final de ano, com a proximidade do Natal e o pagamento do 13º, é época do comércio celebrar o aumento nas vendas, com as pessoas correndo atrás de presentes para os outros. Entretanto, não é só o comércio que comemora a alta na demanda. Com as pessoas querendo se “autopresentear”, o ramo das cirurgias plásticas, em especial a estética, também registra crescimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Paraná (SBCP-PR), no final de ano há um aumento de até 20% na procura na comparação com o período normal de cirurgias. É o segundo melhor período do ano para o setor.
“A maior procura (por cirurgias plásticas) é registrada no inverno, no mês de julho, mas no período pré-Natal temos uma demanda para quem quer aproveitar para fazer cirurgia. Em julho, o movimento aumenta mais de 50%. Já entre dezembro e janeiro, a procura cresce entre 15% e 20%”, afirma o cirurgião plástico Marco Aurélio Gamborgi, presidente da SBCP-PR. “Então temos um movimento grande em julho e essa demanda também aumenta um pouco agora, antes do Natal, até o dia 22, e depois volta a crescer na primeira e segunda semana de janeiro”, complementa.


Segundo o cirurgião plástico  Manoel Alberto Prestes, do Hospital Evangélico, a procura maior no inverno se explica pelo fato de a cirurgia plástica demandar um tempo de recuperação entre dois e seis meses. Desta forma, fazendo a cirurgia em julho, a pessoa poderia aproveitar a praia e o calor com o corpo e/ou o rosto “renovados”. “Existem duas situações: a primeira é que na época de verão há uma tendência em diminuir o número de cirurgias estéticas porque as pessoas tem de ficar um tempo sem tomar sol e até pelo desconforto pós-operatório. Então existe uma tendência a haver uma queda. Mas por outro lado o aumento ocorre geralmente um pouco antes do verão começar exatamente porque as pessoas querem arrumar o corpo para poder aproveitar a praia”, diz Prestes.
Para o final de ano, a cirurgia mais procurada é a lipoaspiração. “A pessoa vai para a academia, não dá certo, daí procura a lipo. Nem sempre é o indicado, mas parece que chega na hora de colocar o bíquni eles correm para fazer uma lipo”,  relata Gamborgi. As cirurgias de mama e de abdôme também tem boa procura, especialmente na região sul do país, de acordo com Prestes.
Fonte:www.bemparana.com.br