Brasileiros lideram ranking de cirurgias plásticas no mundo

Relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês) traz números sobre cirurgia plástica ao redor do mundo em 2013. Ao todo, foram 23 milhões de cirurgias plásticas no ano passado. O Brasil ocupa posição de destaque no levantamento. Isso porque o país foi o que mais realizou procedimentos cirúrgicos, ficando até mesmo na frente dos Estados Unidos, com 1.491.721 do total. O país da América do Norte, no entanto, ainda lidera a lista quando é considerado o volume total de procedimentos estéticos, cirúrgicos e não cirúrgicos.
De acordo com o cirurgião plástico Adriano Peduti, as cirurgias mais realizadas no Brasil foram lipoaspiração e colocação de próteses mamárias. “O país também é líder quando o assunto é rinoplastia e abdominoplastia. Entre os procedimentos estéticos o destaque é a aplicação da toxina botulínica. O volume é o segundo maior do mundo, com 308.185 procedimentos realizados”, destaca, citando informações do relatório.
Ainda segundo a pesquisa divulgada pela Isaps, mais de 23 milhões de cirurgias plásticas foram realizadas. “Os cinco países que mais registraram procedimentos são os EUA, o Brasil, o México, a Alemanha e a Espanha. O procedimento mais popular do mundo é a aplicação de toxina botulínica”, destaca Peduti.
O profissional ressalta que as mulheres ainda são as que mais procuram procedimentos estéticos desse tipo, embora cada vez mais homens estejam apelando para essa modalidade, em busca de atingir a beleza ideal e a satisfação pessoal. “As mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica, num total de mais de 20 milhões. Na lista de mais populares estão mamoplastia de aumento, lipoaspiração, blefaroplastia, lipoescultura e lifting de mama. Já os homens representam 12,8% do total de pacientes de cirurgia plástica, num total de mais de três milhões. Os procedimentos mais procurados foram: rinoplastia, ginecomastia, blefaroplastia, lipoaspiração e otoplastia ou cirurgia de orelhas”, revela.
Do total, conforme a pesquisa, 11.599.336 foram procedimentos cirúrgicos. Segundo Adriano Peduti, os mais populares foram mamoplastia de aumento; lipoaspiração;
lipoescultura;
blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras;
rinoplastia ou cirurgia de nariz. Ainda conforme o cirurgião, os procedimentos não cirúrgicos somaram 11.874.973 do total. “Os mais populares foram aplicação de toxína botulínica, o popular Botox;
preenchimento cutâneo,
peeling químico, resurfacing com CO2, dermoabrasão, remoção de pelos a laser e
rejuvenescimento facial não invasivo”, ressalta  Peduti.
Fonte: www.jmonline.com.br