Cirurgia plástica: mais cuidados antes, menos mudanças depois

Na busca intensa pela juventude, a plástica parece ser o caminho ‘natural’ para apagar as marcas do tempo e reconquistar um rosto novo. Mas, para obter um bom resultado, os cuidados e métodos paliativos antitempo adotados no decorrer da vida são essenciais

- Em tempos de expectativa de vida elevada, e do pensamento de que "ter uma aparência jovem é tudo de bom e mostrar os sinais da idade é péssimo", investir na manutenção de um visual bonito e saudável toma conta de várias gerações. Sim, porque não é somente o grupo da ‘melhor idade’, que se rende aos apelos dos padrões de juventude eterna. Cada vez mais cedo, mulheres - e agora homens, também - buscam nos procedimentos cirúrgicos o passe mágico para reconquistar os contornos faciais do passado.

"Vivemos um momento no qual muitas pessoas que já passaram dos 60 anos almejam ter de volta o rosto dos 30 e acabam buscando na cirurgia plástica esta solução milagrosa. No entanto, o grande segredo desta área da medicina é atuar de maneira que a mudança não seja tão evidente aos olhos de quem observa. O sucesso de uma plástica está na percepção de que algo mudou, mas sem definir o que realmente foi", defende Márcio Castan, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e cosmiatra, de Porto Alegre (RS).

Para obter este efeito, digamos natural, é preciso aliar dois componentes: escolher um médico criterioso nas técnicas cirúrgicas e se cuidar no decorrer do tempo, mantendo a pele bem tratada e utilizando todos os procedimentos anti-idade disponíveis, antes de se submeter à plástica. "Uma boa aparência, saudável e jovem, implica em mudanças de hábitos. Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física e cuidar da pele são essenciais para se chegar bem à maturidade. E, ai, sim, se for o caso, partir, por exemplo, para uma blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) ou para um lifting facial", defende. Isso porque, segundo o médico, mesmo para a realização da plástica, ter uma boa qualidade de pele é fundamental. "Eu não realizo uma cirurgia se a pele não estiver em boas condições. Em muitos casos, recomendo um tratamento facial antes de marcar o procedimento cirúrgico propriamente dito", avisa o Dr. Castan.
Para o cirurgião, investir em toxina botulínica, substâncias preenchedoras e ácidos que amenizem manchas e rugas suaves, é a base de tudo para se obter, no futuro, uma plástica com efeito natural. "Não podemos pensar que basta puxar, cortar e tirar o excesso. É preciso realizar um tratamento global para a conquista de um rosto bonito, com expressão facial preservada. É importante que o paciente entenda isso, que se comprometa com a ideia de tratar-se de forma ampla, seguindo à risca todas as recomendações médicas. E para isso não há idade. Não é porque alguém passou dos 40 anos, sem nunca ter tratado do rosto como deveria, que não há tempo de reverter o quadro antes de encarar o bisturi", afirma o médico.

Aplicação de toxina botulínica
Indicação: Amenizar rugas dinâmicas, provocadas por vícios de expressão facial, como por exemplo, franzir a testa. A toxina é injetada diretamente no músculo a fim de paralisar seu movimento, evitando sua contração e, consequente, o surgimento das rugas.

Peeling
Indicação: O químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias capazes de provocar a descamação cutânea. Ele é indicado para suavizar manchas, melhorar cicatrizes e combater o envelhecimento da pele, pois renova promove a renovação celular, o que melhora o tônus e reduz rugas.

Preenchimento cutâneo
Indicação: técnica utilizada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada elevando-a e diminuindo a profundidade da marca. É utilizada para atenuar o sulco nasogeniano (que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca) ou os sulcos ao redor dos lábios. Também é empregada para aumento labial, correção de cicatrizes de acne e reposição volumétrica em áreas do corpo onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento. O ácido hialurônico é considerado um dos produtos mais seguros para a realização deste tipo de preenchimento e, por isso, tem sido o mais utilizado. Uma outra linha de substâncias (ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio) estimula a produção de colágeno, que será o responsável pelo preenchimento das rugas.

Microagulhamento
Indicação: O método é realizado por meio de um sistema de rolamento que contém inúmeras microagulhas que geram centenas de microlesões na pele, com o objetivo de estimular os fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno). Esta ação estimula as células a produzirem colágeno e elastina para corrigir os danos. Desta forma, toda a pele é restaurada, apresentando diminuição de rugas, cicatrizes e flacidez.